Criando soluções

O Núcleo Nueva transforma projetos com excelência e inovação.

Blog

Foto

Salão das borboletas - Arq. Raissa Balthazar

Projeto arquitetônico e execução pela empresa Balthazar Arquitetura Ltda, tendo como responsável a arquiteta Raissa Balthazar, e projeto estrutural desenvolvido pelo engenheiro civil Ricardo Augusto Balthazar.

O Salão das Borboletas foi projetado para uma família que irá aproveitar o espaço de encontro e confraternização durante o ano todo, tendo assim, momentos de lazer tanto para os dias quentes quanto para os dias frios.


A solução arquitetônica foi desenvolvida a partir das seguintes demandas da família: um salão com ambientes integrados, varandas frontal e lateral e uma torre que comportasse uma biblioteca volumosa. Uma vez que haveria uma torre e a obra está localizada em meio a natureza, foram pensados em elementos rústicos que compusessem uma edificação também com características contemporâneas. Sendo assim, utilizaram-se materiais quentes - como o tijolo à vista, a madeira, a pintura em amarelo queimado e as telhas cerâmicas na cor café –, amplas áreas envidraçadas, permitindo a integração do interior com o exterior, e acabamento em alumínio preto nas esquadrias das fachadas.

O interior do salão, como solicitado, é totalmente integrado ainda que com os espaços bem demarcados: cozinha e churrasqueira, bar, sala com lareira e área de jogos (sinuca). Há um banheiro para a parte interna e outro exclusivo para a piscina, localizado nos fundos da torre. Ao lado do salão principal e no térreo da torre, um pequeno quarto de visitas, com apenas 7,31m², consegue comportar até 4 pessoas devido ao aproveitamento do pé direito elevado: um casal no mezanino e duas pessoas na bicama abaixo da janela. A escada do mezanino do quarto serve também como armário, onde foram inseridos nichos, gavetas e porta.  

A biblioteca, no andar de cima, possui 8,53m² e um pé direito de 4,22m que possibilitou um móvel imponente com prateleiras bastante altas que serão acessadas por uma escada fixada no mesmo, em alumínio preto e com rodízios para facilitar seu deslocamento. No último andar da torre há um mirante com vista para a lagoa.  

As árvores nas laterais da construção foram mantidas e acompanham a escala da obra. Na lateral direita a árvore alta ornamenta a torre e na lateral esquerda a árvore mais baixa se aproxima da varanda, onde criou-se um aconchegante espaço com rede e varal de luzes abrigados pela copa.

Entre em Contato